top of page
Buscar

Retrospectiva RAS-UEL 2019

O ano de 2019 foi incrível para o RAS-UEL! Por isso, preparamos uma mini-retrospectiva para abordar os principais feitos pelo nosso capítulo durante esse ano.


No início do ano, com o processo de iniciação de novos voluntários do Ramo Estudantil, os membros interessados por Robótica puderam apresentar o seu tutorial - lixeira inteligente - para os alunos e professores do Colégio Estadual Vicente Rijo e jovens do NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação) da região de Londrina. Os feedbacks dessa apresentação foram muito positivos. Para mais detalhes de como foi esse dia, não deixe de conferir a postagem no nosso blog.


Desde o início da gestão, o RAS almejava um projeto que impactasse a sociedade. Para tal foi criado o projeto Otto, com o objetivo de levar alegria por meio da robótica para crianças e adolescentes com câncer. No planejamento inicial, tínhamos em mente produzir quatro Ottos - e o primeiro deles ficou pronto em abril. Desta forma, faltavam apenas três para iniciarmos as visitações. Infelizmente não fomos contemplados pelo Chapter Initiative Grants (verba com a qual o projeto contava). Por isso, procuramos patrocínio e apoio para o projeto em empresas privadas na região de Londrina.


Felizmente, no início do segundo semestre tínhamos 6 patrocinadores e 6 Ottos! Inclusive, o nome do projeto foi alterado, de Otto para Ottobots, de forma a criar uma identidade única para os Ottos do RAS-UEL. Além disso, o projeto ganhou uma nova logo e uma camiseta! Hoje contamos com 9 patrocinadores, incríveis 9 Ottobots em operação e trabalhamos em visitas a crianças com câncer e especiais e até mesmo em escolas e eventos.


As parcerias com o HCL (Hospital do Câncer de Londrina) e com o ILECE (Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais) foram efetivadas, e as primeiras visitas começaram a ser feitas. Estas foram tão bem-sucedidas que continuaram sendo realizadas até o final do ano, e planeja-se muito mais para 2020!


No segundo semestre, o Ottobots foi um dos projetos do Ramo Estudantil IEEE-UEL que marcou presença no Londrina Mais, um evento voltado para crianças e profissionais da área da educação, que ocorre em Londrina. Ali, além de ter sido uma chance de mostrar o nosso trabalho para a comunidade externa, várias oportunidades foram abertas.


Uma dessas oportunidades foi uma parceria com a RPC TV, afiliada da Rede Globo, que permitiu que o Ramo Estudantil IEEE-UEL participasse da "Hora do Recreio", um evento organizado por eles na semana do dia 12 de outubro, que tem como objetivo trazer novas experiencias no recreio das crianças em escolas públicas de Londrina.


Após aparecermos na TV (Mãe, tô na Globo!), as visitas continuaram a acontecer, e inclusive nós recebemos uma visita! Nossa Universidade foi visitada por mais de 80 crianças da Escola Municipal Maestro Roberto Pereira Panico, as quais buscavam aprender um pouco mais sobre tecnologia. Elas foram divididas em três grupos, e visitaram a nova Usina Fotovoltaica, o CTU e a Sede do Ramo Estudantil IEEE-UEL, onde tiveram contato com coisas fascinantes que a tecnologia proporciona - LEDs, motores, robôs (e esses fascinam de verdade as crianças!), painéis fotovoltaicos, e muito mais.


Outra oportunidade muito legal oferecida por um de nossos patrocinadores, foi a participação no evento Redescoberta da Vida, realizado no Shopping Aurora. Em um final de semana pudemos fazer oficinas com as crianças do evento, mostrando um pouquinho do que a tecnologia é capaz de fazer. O projeto Ottobots atingiu cerca de 9000 pessoas em apenas 5 meses de visitas!


O IV Robolon é outro projeto que o RAS-UEL se orgulha de ter contribuído em 2019: por meio do Chapter Initiative Grants conseguimos $1000 para ajudar nos custos do projeto, além de ajudar na coleta de alunos e monitores! O Robolon impactou diretamente 130 crianças, cerca de 20 professores e 30 monitores, tendo no dia da feira a visita de quase 1000 pessoas.


A partir daí o ritmo das atividades foi diminuindo gradativamente até o fim do ano, pois as atividades da graduação começaram a tomar muito tempo dos voluntários.


Apenas para encerrarmos com chave de ouro, fizemos a última visita do ano no HCL em clima natalino e organizamos o RAS-DAY, que tinha como objetivo celebrar com os voluntários que fizeram o RAS chegar até onde chegou esse ano. Foi organizado um churrasco, e os membros que participaram ativamente do Projeto Ottobots foram retribuídos com brindes fornecidos pelo RAS Mundial! O RAS-DAY proporcionou que nós, do RAS-UEL, ganhássemos uma postagem na página principal do RAS, ganhando uma visualização mundial!


Desde já, o RAS-UEL deseja um próspero Ano Novo a todos vocês! E que nosso trabalho seja cada vez melhor, capacitando cada vez mais nossos voluntários para contribuir com a sociedade! Somos gratos a todos que ajudaram a nós até então: voluntários do IEEE-UEL, patrocinadores, professores, escolas, ILECE e HCL. Sem vocês, o RAS-UEL não teria feito nada disso.


Ano que vem tem mais! Fiquem ligados no nosso blog e nas nossas redes sociais!


Júlio Moraes e Gabriel Polvani

Presidente RAS-UEL | Diretor de Projetos


Você pode conferir mais sobre o trabalho do RAS em sua página oficial do Facebook e também no Instagram.

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page