top of page
Buscar

Exposição de Projetos Tutoriais

O nosso Ramo, em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina, irá realizar uma exposição de projetos tutoriais desenvolvidos por voluntários do Ramo IEEE-UEL e alunos do Vicente Rijo.


Todos os anos, durante o Processo de Iniciação do Ramo, os novos voluntários participam de projetos tutoriais. Neles, além de conhecerem mais sobre nosso funcionamento e o IEEE, eles aprendem na prática conhecimentos técnicos e teóricos para solucionarem problemas da comunidade ou da sua área de estudo. Os membros, então, são divididos em equipes e cada uma desenvolve um projeto em alguma das seguintes áreas: Computação, Eletrônica, Internet of Things, Potência e Energia, Processamento de Sinais e Robótica.


Neste ano, com o intuito cumprir com a missão do IEEE (avançar a tecnologia para o bem da humanidade), propusemos para nossos membros a exibição dos seus projetos para a comunidade. Com isso, surgiu a parceria com o NAAHs e a possibilidade realizar a exposição no Colégio Estadual Vicente Rijo, aqui de Londrina.


Durante a exposição, as equipes terão a oportunidade de mostrar o desenvolvimento e o resultado de seus projetos, compartilhando seus conhecimentos com a comunidade. Além disso, os alunos que fazem parte do NAAHs também terão a oportunidade de apresentar um projeto que foi proposto especialmente para eles.


Confira abaixo a descrição dos projetos que nosso Ramo irá expor:


Área: Computação – Projeto: Aplicativo Hemo+

O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular que visa incentivar o processo de doação de sangue, bem como facilitar a busca de doadores compatíveis. Através de um banco de dados feito pelos integrantes, que contará o tipo sanguíneo de cada paciente bem como se este está apto a doar sangue, será possível entrar em contato muito mais rapidamente com quem possuir o tipo sanguíneo necessário. O aplicativo será desenvolvido na plataforma App Inventor, e envolverá conceitos básicos de desenvolvimento de aplicativos e bancos de dados.


Área: Eletrônica Analógica – Projeto: Interruptor Infravermelho

Este tutorial consiste na utilização de um LED infravermelho e de um fotodiodo para acender ou apagar uma lâmpada através de um simples movimento com a mão. O circuito exigirá conhecimento de alguns dispositivos simples, como relés, resistores e Flip Flops (dispositivos capazes de armazenar um estado do circuito). Os membros que realizarem este tutorial irão desenvolver técnicas de montagem em protoboard, funcionamento de alguns componentes analógicos e alguns tópicos pontuais da eletrônica digital.


Área: Eletrônica Digital – Projeto: Contador de 0 a 9

Contadores são bastante utilizados no dia a dia. Seja em um relógio, displays de equipamentos, e vários outros lugares. O contador que será exposto consiste num circuito capaz de transformar um sinal de entrada em uma contagem em um display de 7 segmentos, através da frequência utilizada na entrada. Para isso, serão utilizados Flip Flopse alguns conhecimentos de portas lógicas para a montagem do circuito contador.


Área: Internet of Things (IoT) – Projeto: Controle de acelerômetro por celular

O objetivo desse tutorial é envolver os membros na área de IoT (Internet das Coisas, em português). Basicamente, através do aplicativo Blynkserá possível detectar comandos a partir de movimentos bruscos do dispositivo e, através disso, passar instruções para um microcontrolador através de uma rede Wi-Fi.


Área: Potência e Energia – Projeto: Detector de Fase

Um detector de fase é um dispositivo capaz de identificar se uma tomada está ou não energizada, apenas a partir da aproximação em um dos orifícios de uma tomada. Os membros envolvidos nesse projeto de iniciação conhecerão conceitos como utilização de transistores, técnicas de solda em placa perfurada, montagem em protoboarde funcionamento de uma rede elétrica.


Área: Processamento de Sinais – Projeto: Filtro de Som

Este tutorial consiste na elaboração de um filtro que seja capaz de cortar certas frequências de um arquivo de áudio, a fim de deixá-lo mais grave, mais aguda ou mais alta. Conceitos como o de ruídos também serão explorados no projeto. Esse filtro será feito através do software MATLAB e uma versão analógica também será montada para fins comparativos. Os membros serão capazes de entender um pouco mais sobre o software MATLAB, bem como obter conhecimentos acerca de filtros.


Área: Robótica – Projeto: Lixeira Inteligente

O projeto consiste em construir uma lixeira capaz de abrir a tampa sem que seja necessário tocá-la. Para isso, será utilizado um sensor ultrassônico para identificar se há alguém que necessita utilizá-la ou não. Os membros envolvidos nesse projeto irão desenvolver conceitos básicos na área de robótica, como programação em Arduino e estrutura física.


 

A exposição está marcada para acontecer no dia 18 de abril na parte da tarde, das 13h até às 17h, no Colégio Estadual Vicente Rijo. Todos os alunos do Vicente Rijo do Fundamental e membros do Ramo IEEE-UEL estão convidados a participar e prestigiar o evento! A entrada é franca.



Pôster de divulgação do evento

BLOG

bottom of page