top of page

projetos 2023

Learn more about the activities and projects we carry out in our Branch.

Ramificações

bg.png

Instalação

Utilizar os modelos já prontos para instalar a tranca e iniciar o período de testes.

Microcontrolador

Substituir o Arduino por uma ESP32, para, assim, implementar funcionalidades à distância, além de permitir a construção de um banco de dados.

Banco de Dados

Implementar um banco de dados para controle de acesso à sede: identificação de usuário, horário de entrada, etc.

Código de Barras

Verificar a viabilidade de substituir o uso de senhas por um leitor de código de barras, para acesso semelhante à biblioteca/RU e que facilitaria as funcionalidades do banco de dados.

bg.png

Arquivos do Ramo

Verificar a possibilidade em aplicar os preceitos utilizados na construção do projeto para implementar um inventário do ramo. Isto é, utilizando algum computador o usuário poderia entrar com o nome de um componente que deseja, o sistema iria verificar o estoque e um led acenderia indicando a gaveta correspondente onde se encontra o item.

bg.png

Controles

Desenvolver controles próprios para utilizar com os diversos emuladores contidos no fliperama

Campeonato

Realizar um campeonato interno entre os membros do Ramo UEL dos diversos jogos do fliperama

Reconhecedor de Cores

Implementar um sistema para trazer as funcionalidades já existentes do projeto para o dia a dia. Assim, será possível identificar cores quando desejar, por exemplo a cor utilizada para a pintura de uma parede

IA de Reconhecimento Facial

Uma IA que reconhece um rosto armazenado em um banco de dados. Possivelmente pode ser implementada no sistema de segurança da sede.

Resolvedor de Cubo Mágico

Implementar um sistema que resolva um cubo mágico 3x3 utilizando o Projeto Sensor de Cores. Futuramente, poderá utilizar de um robô para fazer a leitura do cubo e o resolver utilizando a IA ou programa.

projetos sociais
ssit

Dar continuidade ao projeto voltado para auxiliar pessoas com dificuldades visuais no uso de dispositivos eletrônicos.

CMEI

Dar continuidade ao projeto de longa data, realizando visitas quinzenais a um centro de ensino para crianças com altas capacidades com o intuito de apresentá-las a eletrônica e robótica.

Programação nas Escolas

Nova iniciativa em parceria com o capítulo do ramo CS (Computer Society) para ensinar/levar a programação às escolas locais.

novidades

bg.png

De maneira análoga a um girassol, o projeto consiste em desenvolver um sistema capaz de aumentar a eficiência de um painel solar. Para tanto, uma base giratória será capaz de direcionar o painel para a maior incidência solar.

Em sistemas trifásicos, muitas vezes a queda de uma fase na implica na queda das fases restantes. Assim, o projeto visa automatizar a seleção das fases disponíveis para manter a tensão de saída constante.

Cadeiras elétricas estão amplamente difundidas no mercado, entretanto carecem funcionalidades. O projeto consiste em desenvolver um mecanismo capaz de levar o usuário da posição sentado até a vertical.

Detector de Quedas
Cadeira de Rodas

Em paralelo à verticalização da cadeira de rodas, o projeto consiste em um conjunto de sensores para detectar possíveis quedas do usuário, mantendo um botão contra alertas falsos.

Aviso de Quedas

A fim de complementar o detector de quedas, o projeto visa implementar um sistema de envio de avisos das ocorrência. Isto é, ao detectar uma queda, mensagens de alerta (SMS) são enviadas a números cadastrados.

Power and Energy Society (PES)

Sinalizador Bicicleta
Autogerador

Implementar um sistema de iluminação de segurança para bicicletas autônomo. Ou seja, a energia utilizada pela led é gerada pela própria bicicleta a partir do movimento das rodas.

Dar continuidade ao Projeto Tutorial da Bobina de Tesla, implementando conceitos similares para um sistema de carregamento por indução. Além do mecanismo elétrico, uma interface de monitoramento deve ser produzida.

Robotics and Automation Society (RAS)

Utilizar o repertório existente, em anexo, para reproduzir o projeto e adicionar algumas funcionalidades, a exemplo de leds para selecionar peças e indicar quais movimentos são permitidos.

Acender Lâmpadas com Palmas

Complementando a automação da sede do ramo, o projeto objetiva desenvolver um sistema capaz de acender as lâmpadas ao detectar uma palma.

Revitalização dos Ottosbots

Os Ottobots são muito usados em projetos dentro da UEL, como no “Incentivando meninas para as áreas de STEM da Uel”, além da amostra da feira de profissões e projetos do RAS e do SSIT. Entretanto, é necessário o concerto de alguns Ottos, além da possibilidade de melhoria neles. Por isso, o intuito desse projeto é consertar e melhorar os Ottos, além de trazer a experiência da robótica para os integrantes do RAS.

Robô Seguidor de Linha

Foi idealizado no segundo semestre de 2022 o projeto do robô aspirador, entretanto, com a greve e outros, não foi possível a realização do mesmo. Por isso, em 2023 será iniciado esse projeto onde os integrantes terão que fazer um robô aspirador básico usando os conceitos da robótica. Dessa vez com um grupo envolvido com a montagem do hardware e outra responsável pelo software.

Calculadora de Resistores

Criar uma calculadora de Resistores gráfica. Pode ser um site ou um app, que o usuário possa escolher as cores do resistor e saber a resistência total do componente. Uma outra funcionalidade para o programa seria reconhecer as cores do resistor por câmera, e fazer o cálculo sozinho.

Software Financeiro

Software básico, com uma interface mínima para fazer controle financeiros simples como cálculo de Juros Simples e Compostos, e de Compra Parcelada. Pode-se criar um sistema para verificar se uma compra sairia mais barato à vista ou a prazo, de acordo com cálculos de rendimento do dinheiro a longo prazo. Outras funcionalidades seriam: Calculadora de aposentadoria, de investimentos em renda fixa (Tabela regressiva) e outros.

Sistema para RPG

Desenvolver uma plataforma que simplifica a elaboração de personagens para o jogo de RPG no estilo D&D 5ª Edição, oferecendo uma interface intuitiva que orienta os jogadores ao longo do processo de criação de personagens. Essa ferramenta será semelhante à funcionalidade disponível no site Roll20, mas também permitirá a inclusão de elementos personalizados (Homebrew) para maior flexibilidade.

Leitura de Carteirinha

Elaborar algum método de ler as carteirinhas de forma mais rápida sem a necessidade de ter alguém gerenciando a leitura, com um leitor de QRCode talvez. Para que não seja necessário o gerenciamento de um membro para fazê-lo, pois o programa fará as verificações e leitura corretamente.

Sistema Solar Educativo

Um site que mostre o sistema solar de forma educativa. Para cada planeta, mostrar informações como tamanho, gravidade, compostos químicos presentes e outros.

Sistema para o Ramo

Nele podemos deixar as presenças na sede, em reuniões, inclusive avisar para os membros que há pessoas na sede (integração com o App Ramo UEL). No mesmo sistema, incorporar o banco de membros, banco de componentes (projeto de ramificação Cubo Led) e outras funcionalidades.

IA para Xadrez

Criar uma IA capaz de jogar xadrez, que futuramente, ela pode ser integrada com o Projeto de Xadrez Inteligente. Possivelmente também integrar com o site chess.com de forma que possibilite jogar presencialmente e online simultaneamente, onde um jogador estará presencial vendo as peças se mexerem com um sistema magnético e o outro estará no site chess.com jogando.

IA de Reconhecimento de Notas Musicais

Criar uma IA que reconheça padrões de sons musicais dentro de uma música (de preferência instrumental para melhores performances do programa). Ela será capaz de interpretar o som da nota musical, dizer qual nota está tocando e criar um arquivo MIDI a partir disso.

Computer Society (CS)

Estacionamento Inteligente

O projeto visa replicar as funcionalidades de  estacionamentos modernos, nos quais o motorista é guiado por meio de leds e displays para vagas disponíveis.

Um contador e separador de moedas, que guardará por valores os montes de moedas. Além disso, implementar um display com o valor total guardado, e o atualizar se retirar alguma moeda.

Diversos

Contribua à seleção de projetos
Untitled-1.png

Projetos Anteriores

Ramificações

Quais ramificações mais chamaram sua atenção?

Novidades

Quais novidades mais chamaram sua atenção? (Selecione no MÁXIMO 4 NESTA COLUNA)
Quais novidades mais chamaram sua atenção? (Selecione no MÁXIMO 4 NESTA COLUNA)

Projetos Sociais

Quais Projetos Socias mais te agradaram?

Áreas de Interesse

Quais áreas mais chamam sua atenção?
Quais áreas mais chamam sua atenção?

Ideias Próprias

Obrigado(a) por contribuir! Discutiremos os resultados em breve.

Votação Projetos
b82dc8ed-7c3d-4ca3-a0ea-bcb079c769f2.jpg
IMG_0456.jpg

Nome

Branch Chair

Nathan Andreani Netzel

Gestor de Projetos

Gestor de Projetos

Levi dos Santos Monteiro

Daniel Tresse Dourado

bottom of page