Instalação
Tranca Eletrônica
O projeto consiste em dar prosseguimento ao projeto anterior, cujo objetivo era desenvolver uma tranca eletrônica. Isto é, este projeto terá como alvo a instalação de todos os protótipos criados na etapa anterior, além de realizar as adaptações físicas necessárias para que a tranca eletromagnética e a interface do usuário seja instalada com sucesso, em paralelo ao desenvolvimento de uma fonte de alimentação capaz de fornecer todas as tensões exigidas pelos componentes, com bateria para situações de falta de energia.
Metodologia
O projeto em si possui cinco fases distintas e com importante relevância, a primeira consiste em montar o esquemático do circuito da fonte de alimentação em um software de simulação a fim de verificar a funcionalidade do projeto para, posteriormente, replicá-lo a partir dos componentes físicos. Já a segunda etapa consiste nos testes físicos dos componentes e circuito, transpondo o que fora feito em meio digital para uma protoboard, visando realizar medições para ratificar a montagem. Na sequência, implementa-se um projeto próprio para transferir o esquemático do circuito para uma placa de circuito impresso, é feita a produção e soldagem da placa, assim como novos testes para confirmar o funcionamento de tudo. Ademais, é feita a construção de uma estrutura para abrigar todos os componentes utilizados, com saídas para testes e voltímetro para visualizar a saída ajustável de tensão. Por fim, é realizada a instalação de todos os componentes da tranca na sede do ramo estudantil.
Confecção PCI
Feita a produção e soldagem da placa de circuito impresso, assim como novos testes para confirmar o funcionamento de tudo.
Construção Fonte de Alimentação com Bateria
Construção de uma estrutura para abrigar os componentes da fonte de alimentação, as saídas de tensão e as baterias para situações de falta de energia elétrica.
Instalação
Instalação de todos os componentes produzidos previamente na sede do ramo estudantil Uel.
Testes
Verificar a efetividade de todos os processos para ratificar o êxito do projeto, assim como corrigir os possíveis erros detectados.