top of page
Alimentador.1.JPG

Alimentador Animal

O objetivo do projeto final era um dispositivo que despejasse comida para algum PET quando fosse apertado um botão no celular.

Metodologia

O dispositivo deveria dizer o nível de comida no recipiente, isso foi feito utilizando um sensor ultrassônico HC-SR04. Inicialmente era desejado que o dispositivo fosse capaz de dizer quanta comida ainda havia no pote de ração, isso seria realizado com uma célula de carga(Strain Gage, Load Cell) half bridge chamada "sen 1245"capaz de sentir 50kg pois era mais barata, e um amplificador comprado pronto de uso específico para esta célula chamado de Hx711. No entanto após diversas tentativas de funcionamento de tal equipamento a equipe votou por desistir de utilizar a mesma. A interface foi optada por ser realizada por um webserver ao invés de um aplicativo por dois motivos, o primeiro era para se diferenciar de outros projetos da mesma área, o segundo era para aprender HTML. O microcontrolador utilizado foi o ESP8266 NodeMCU, hoje em dia muito utilizado em projetos de IoT dentro e fora do Ramo.

Protótipo

WhatsApp Image 2018-04-12 at 01.32.10.jpeg

Modelos Prontos

O maior erro do projeto foi a primeira estrutura, a mesma tentou seguir um modelo feito por outra pessoa mas foi extremamente mal planejada.

Webserver

Uma dificuldade do projeto foi que o webserver cai com uma certa frequência, e não se pode permanecer à grandes distâncias do ESP para controlar o alimentador, não foi descoberto o que estava causando isto, nem como resolver o problema.

Falta de Documentação

A terceira dificuldade foi a falta de documentação em vídeos sobre as explicações das funções utilizadas na criação de um webserver e na criação de um Access Point, no entanto foi possível encontrar conteúdo de qualidade que será apresentado posteriormente neste relatório.

Dificuldades

Relatório

Documentação

Membros

Ernandes Oliveira

Renato Maroja Neto

bottom of page