Cubo Musical
O projeto visa construir de um cubo musical que consiste em um cubo com botões em 5 faces, na qual cada face manda uma mensagem para o aplicativo, via Bluetooth, que emite um som. O protótipo é de valor acessível, em pequena escala que simula o som de instrumentos musicais para fins didáticos, de lazer e culturais. Além disso possibilita uma experiência de inclusão social no qual qualquer pessoa poderá tocar qualquer instrumento, principalmente pessoas com deficiências físicas e que não tem acesso a instrumentos musicais.
Metodologia
Primeiramente, o projeto do Cubo foi realizado em um período pandêmico e de distanciamento social. Então, logo de início o problema era como realizá-lo de maneira remota, com os integrantes separados. Com todas as ferramentas disponíveis na internet, o grupo se juntou remotamente e separou tarefas para cada integrante. E foram nelas que as dificuldades começaram a aparecer. Depois do aplicativo e o circuito funcionando, o grupo resolveu montar fisicamente o Cubo Musical. O problema era como nos juntar pessoalmente e como montar a estrutura com botões macios e grandes. Seguindo todos os protocolos sanitários exigidos pela Saúde, parte dos integrantes se reuniu para montar o cubo pessoalmente e as dificuldades que apareceram foram resolvidas concluindo a montagem do Cubo Musical
Pandemia
O projeto foi realizado em um período pandêmico e de distanciamento social. Então, logo de início o problema era como realizá-lo de maneira remota, com os integrantes separados.
Programação
A principal dificuldade foi na programação do aplicativo que se conectaria ao Cubo. Todos os participantes estavam no primeiro semestre de Engenharia Elétrica portanto, sabiam muito pouco de programação. Foi estudado muito programação, principalmente a de blocos que é usada na plataforma App Inventor da MIT. Assim, essa dificuldade foi superada e o aplicativo se concretizou
Delay
Existia um delay entre o aplicativo e o cubo, em que o som tocava atrasado quando apertava-se o botão do circuito. Depois de analisar, descobriu-se que o atraso era por causa da falha de conexão entre o Bluetooth e o aplicativo. Com a troca do módulo Bluetooth esse problema foi resolvido.