top of page
Buscar

Mostra cientifica incentiva o ingresso de alunos nas áreas de tecnologia

Incentivar o uso da tecnologia para solucionar problemas do cotidiano é uma das principais missões do IEEE. Por conta disso, nós do Ramo IEEE-UEL, junto com nosso capítulo RAS-UEL, fomos um dos patrocinadores do IV Robolon. Essa mostra científica tem como objetivo incentivar os alunos de ensino médio e fundamental do ensino público da cidade de Londrina/PR a desenvolverem projetos ligados à área de robótica e automação, e com isso fomentar seu interesse pela tecnologia.


O evento já vem sido realizado durante os últimos anos, porém esse ano o RAS-UEL pôde contribuir ainda mais com sua realização. Segundo o atual presidente do capítulo, Júlio Moraes, a contribuição foi dada em três partes principais. A primeira se deu através da captação de recursos financeiros para ajudar na realização do evento, atuando como patrocinador. A segunda etapa foi a divulgação do Robolon nas atividades que o Ramo participou durante o ano. Por fim, os membros do Ramo e do capítulo puderam contribuir como mentores e ajudar no desenvolvimento dos projetos que seriam exibidos no evento.


Reunião de mentores com alunos
Reunião de mentores com alunos

O resultado dessa parceria foi um sucesso, onde 130 alunos puderam expor seus projetos para cerca de 1000 visitantes que vieram de escolas de Londrina e região. Para o Professor Osni Vicente, um dos organizadores do evento, o intuito desse projeto é cumprido quando ele incentiva esses alunos a seguirem carreiras técnicas. Além disso, eles aprendem na prática como desenvolver soluções tecnológicas desde o início, carregando a responsabilidade de apresentarem os resultados e defenderem suas teses para o público e também para a banca examinadora, composta por especialistas da área, que avalia todos os projetos do evento.


Todo esse rigor técnico proporcionado pelo Robolon garante que os alunos tenham conhecimento de como é o meio científico e as aplicações da tecnologia antes mesmo de ingressarem em um curso superior. Um dos nossos membros do Ramo e também do capítulo do RAS, Carlos Eduardo Guimarães, nos conta em depoimento um pouco mais sobre sua participação no Robolon durante o ensino médio.


Particularmente eu achava que robótica era para cursos de ensino superior e que não seria possível aprender robótica no ensino médio. Felizmente estava errado! Com o encerramento do evento, portas se abriram para nossa equipe, e assim utilizamos o projeto que desenvolvemos como forma de atividade extracurricular, e posso afirmar que o Robolon foi a base da minha formação no final do ensino médio e também o maior alicerce na escolha da minha profissão (engenheiro eletricista).

Também membro do Ramo e futuro presidente do RAS-UEL para a Gestão 2020, Gabriel Bueno nos contou mais sobre como foi participar do Robolon como mentor esse ano.


Foi no Robolon onde me motivei a seguir a área tecnológica, pois nesse ambiente desafiador e de inovação consegui ver algo que eu realmente gostava. No IV Robolon, tive a oportunidade de ser monitor, e lá pude incentivar e ajudar os alunos em seus projetos, tendo uma troca mútua de aprendizado, sendo uma experiência muito agregadora para minha vida. Com certeza, o Robolon ajudou a tornar-me quem sou hoje, sendo um marco decisivo para escolha de cursar Engenharia Elétrica.

Com esses depoimentos, e também com o alcance que o evento teve, é notável o impacto que ele tem na vida de quem organiza e principalmente dos alunos que participam. Além disso, ao levar o nome do Ramo e do capítulo para esses eventos nós garantimos não somente o incentivo ao ingresso nas áreas tecnológicas, mas também a divulgação do IEEE e seus ideais. Assim, encorajamos que esses alunos também façam parte futuramente da nossa organização – para que eles também possam continuar contribuindo com a sociedade no ensino superior.


O IV Robolon foi realizado no dia 11 de novembro, no Centro de Tecnologia e Urbanismo na Universidade Estadual de Londrina. Para ver as imagens do evento, confira a página oficial do Robolon 2019 no Facebook clicando aqui.

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page