top of page
Buscar

II Edição do Curso de LaTeX

O nosso Ramo realizou nos dias 11 e 12 de setembro a 2ª edição do Curso de LaTeX, ministrado pelos nossos voluntários Gabriel Polvani e João Paulo Bueno.


O curso abordou assuntos essenciais, como sintaxe, estruturas do texto, ambientes, inserção de códigos, referências bibliográficas e um pouco sobre apresentação de slides. Cada tópico foi abordado com exercícios para que os participantes praticassem e assimilassem o que estava sendo abordado. Com isso, eles puderam ter uma base de como elaborar seus próprios documentos em LaTeX.



A segunda edição do curso ocorreu por conta do excelente feedback que recebemos da primeira edição e também por conta da demanda dos nossos membros. Ter participado da primeira edição não era obrigatório, mas quem foi nas duas garante que agora foi possível aprofundar ainda mais no conteúdo que foi passado, como nos conta um de nossos voluntários Rafael Furlanetto:


Eu gostei do curso. Achei que, pelo o tempo que tínhamos, ele foi bem completo. Dessa vez, na minha impressão, deu um pouco mais de tempo pras equações e deu pra abordar a parte de referências bibliográficas (que é muito importante). Eu gostei do material, é fácil de achar as coisas e serve bem como referência para os documentos.

O material que nossos ministrantes elaboraram abordaram desde o básico de LaTeX. Por isso, mesmo quem participou apenas dessa edição pôde acompanhar e aprender todas as aplicações que essa linguagem oferece. Para Pedro Nassif, também voluntário do nosso Ramo, o curso aprofundou bem nesse quesito:


O curso de LaTeX foi impressionante. Começando pelos ministrantes que tiverem total êxito em ensinar nos ensinar. Eu sabia o quanto era importante esse curso para fazer relatórios, trabalhos, coisas pessoais e eventualmente até o TCC. Gostaria de ter aprendido antes porque é realmente uma ferramenta importante. Por minha parte, acredito ter aprendido tudo o que os ministrantes nos passaram.

Uma das vantagens dos nossos cursos é que eles são ministrados e organizados pelos nossos próprios membros. Assim, também é uma oportunidade para quem vai ensinar, aprender mais sobre o conteúdo e também ganhar experiência como orientador dos participantes. Ministrante também na primeira edição, Gabriel Polvani fala mais sobre sua experiência dessa vez:


Ministrar esse curso pela segunda vez foi uma experiência muito gratificante, pois é possível perceber como o pessoal que participa se interessa por alguns tópicos, tiram suas dúvidas e aprendem ao longo do curso. Foi legal ver como eles ganharam autonomia em usar o LaTeX durante esse tempo.

Para saber mais quando vamos realizar nossos próximos minicursos não deixe de acompanhar nossas redes sociais!

Posts recentes

Ver tudo

BLOG

bottom of page