Buscar

Exposição de Projetos Tutoriais

O nosso Ramo, em parceria com o Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) de Londrina, irá realizar uma exposição de projetos tutoriais desenvolvidos por voluntários do Ramo IEEE-UEL e alunos do Vicente Rijo.


Todos os anos, durante o Processo de Iniciação do Ramo, os novos voluntários participam de projetos tutoriais. Neles, além de conhecerem mais sobre nosso funcionamento e o IEEE, eles aprendem na prática conhecimentos técnicos e teóricos para solucionarem problemas da comunidade ou da sua área de estudo. Os membros, então, são divididos em equipes e cada uma desenvolve um projeto em alguma das seguintes áreas: Computação, Eletrônica, Internet of Things, Potência e Energia, Processamento de Sinais e Robótica.


Neste ano, com o intuito cumprir com a missão do IEEE (avançar a tecnologia para o bem da humanidade), propusemos para nossos membros a exibição dos seus projetos para a comunidade. Com isso, surgiu a parceria com o NAAHs e a possibilidade realizar a exposição no Colégio Estadual Vicente Rijo, aqui de Londrina.


Durante a exposição, as equipes terão a oportunidade de mostrar o desenvolvimento e o resultado de seus projetos, compartilhando seus conhecimentos com a comunidade. Além disso, os alunos que fazem parte do NAAHs também terão a oportunidade de apresentar um projeto que foi proposto especialmente para eles.


Confira abaixo a descrição dos projetos que nosso Ramo irá expor:


Área: Computação – Projeto: Aplicativo Hemo+

O projeto consiste no desenvolvimento de um aplicativo para celular que visa incentivar o processo de doação de sangue, bem como facilitar a busca de doadores compatíveis. Através de um banco de dados feito pelos integrantes, que contará o tipo sanguíneo de cada paciente bem como se este está apto a doar sangue, será possível entrar em contato muito mais rapidamente com quem possuir o tipo sanguíneo necessário. O aplicativo será desenvolvido na plataforma App Inventor, e envolverá conceitos básicos de desenvolvimento de aplicativos e bancos de dados.


Área: Eletrônica Analógica – Projeto: Interruptor Infravermelho

Este tutorial consiste na utilização de um LED infravermelho e de um fotodiodo para acender ou apagar uma lâmpada através de um simples movimento com a mão. O circuito exigirá conhecimento de alguns dispositivos simples, como relés, resistores e Flip Flops (dispositivos capazes de armazenar um estado do circuito). Os membros que realizarem este tutorial irão desenvolver técnicas de montagem em protoboard, funcionamento de alguns componentes analógicos e alguns tópicos pontuais da eletrônica digital.


Área: Eletrônica Digital – Projeto: Con